Buscar
  • Vera Costa Pereira

Abdiquei da minha carreira em prol dos meus valores

Não posso dizer que sempre tive o sonho de criar uma empresa focada na sustentabilidade, porque não seria verdade, a minha escola foi outra, foi a escola da vida.





Eu cresci em Quarteira nos anos 90, no tempo que ainda era vila, no tempo que centro comercial português mais próximo era o Colombo em Lisboa, no tempo que A22 ainda era uma miragem, que havia uma bola Nivea no meio da praia e no tempo que a actividade principal de quem lá morava ainda era a pesca tradicional.


Tempos felizes com a simplicidade do mergulho no mar após as aulas, muitas das vezes de roupa e tudo.


Como filha de retornados vi na vida dos meus pais o exemplo mais puro de luta e força!

Ambos tinham um objectivo muito claro para a sua vida, reconstruir-se e deixar à geração futura – eu e ao meu irmão - um cenário melhor que aquele que viveram.


Vi o meu pai a trabalhar em dois empregos até se reformar, a minha mãe - já com dois filhos - a estudar à noite para conseguir subir na sua carreira de funcionária pública e os meus avós a alugar a sua casa a turistas muito antes de haver a moda do Airbnb, e tudo por nós.


Ainda assim, com todos os sacrifícios que faziam, nunca deixaram de ser pessoas generosas com a dor dos outros. Vi muitas vezes os meus pais a “tirarem da boca deles” para dar a alguém que precisava um pouco mais.


A sustentabilidade nesse tempo era outra tinha, naturalmente, uma escala menor, mas os seus valores intrínsecos eram iguais.

Admiração que tenho é infinita e é na sua história de vida que me refugiu sempre que penso que não sou capaz ou torno-me impaciente com os resultados que procuro alcançar.


Sai da faculdade e em vinte dias estava a trabalhar numa das maiores multinacionais da Europa, entrando assim num mundo de trabalho árduo, muitas das vezes penoso, mas tal como aos meus pais, o esforço obviamente traria os seus frutos.


Mas tenho de confessar que nesses anos, perdi o sentido de missão, o sentido de trabalhar para um objectivo maior que a próxima promoção.



Dizem que África muda-nos e a mim mudou!



Por portas e travessas a vida leva-me a Moçambique, e a uma jornada indescritível, com altos e baixos, mas principalmente levou-me a um ponto de rotura profissional.

Deixei de conseguir justificar o desumano, principalmente, não conseguia conviver comigo própria sabendo que era essa a minha realidade, que eu fazia parte dessa equação.


O meu trabalho consistia na entrada de mercado, tanto no retalho formal como em mercados locais informais, de produtos vindos maioritariamente de Portugal ou Reino Unido.


Num desses projectos, debatia-se a entrada de mercado de um produto direccionado para a população local onde conscientemente a marca sabia que iria causar graves problemas de saúde e ainda assim a estratégia foi aprovada.


Esta foi a primeira vez que abandonei uma reunião, um projecto e uma carreira, para dar voz aos meus valores.


Encontrar o nosso caminho nem sempre é fácil, mas acreditem que vale o esforço!


Durante um ano e meio não soube o que fazer, tirei outros cursos, propus-me a mudar a actividade que exercia, até cheguei a trabalhar noutra área, no entanto o que eu gostava mesmo era de desenvolvimento de negócios, entrada de mercados e produtos.


Dos perdedores não reza a história

O que fazer?


Se a história da minha família ensinou-me alguma coisa foi a lutar pelo que quero e acredito, a construir as minhas próprias oportunidades e jamais baixar os braços.



Já lá vão 2 anos, em que me dedico a construir um mundo melhor para as próximas gerações trabalhando com produtos sustentáveis e agora de forma independente com a MINHA Business Avenue.


Não há nada melhor na vida que saber que todos os dias fazemos um bocadinho para moldar o futuro dos nossos e que todos esses pedacinhos juntos podem fazer a diferença.


Hoje sinto-me como num dia de sol em Quarteira nos anos 90 após um mergulho no mar de roupa vestida onde idealizava o futuro e o mundo.

22 visualizações
Receba a minha newsletter
  • LinkedIn
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon